Como ter um convite de casamento de sucesso

Olá queridas noivas desesperadas,

 

E ai, já definiram a lista de casamento?

envelope

Então, vamos aproveitar para falar sobre o convite.

Eu tive algumas dificuldades, e com isso, este post serve também para evitar que alguns problemas ocorram no casamento de vocês.

A verdade é que existe a etiqueta que ajuda a evitar vários problemas, mas também existe a realidade que acaba nos afastando um pouquinho da etiqueta, e ai cabe aos noivos ter jogo de cintura com os convidados.

Confira a lista com 8 dicas que você precisa saber para ter um convite de casamento de sucesso.

 

1. Quanto tempo antes devo entregar o convite de casamento?

A etiqueta manda que seja entregue de 2 a 3 meses antes do casamento, para que os seus convidados possam se programar para a data.

Nos EUA, inclusive, é muito usual um pré-convite, o chamado save the date (ele aparece no filme Noivas em Guerra), que é simplesmente informando aos convidados para reservar a data para ir ao casamento. O convite oficial vem depois. O save the date até existe aqui no Brasil, mas honestamente nunca recebi nenhum.

Na prática, a vida dos noivos acaba sendo muito corrida neste período, por  isso é possível que este prazo que a etiqueta manda seja um pouco inviável para alguns noivos.

A dica é: ligue, mande email para os seus amigos mais próximos já avisando que estão convidados e informe a data do casamento. Tente manter o prazo de entrega , mas mesmo que não consiga entregar todos os convites oficiais antes dos 2 meses, todos os convidados deverão ser avisados de alguma forma da data do casamento neste período.

Priorize a entrega para as Tias Joaninhas que poderão se sentir ofendidas caso demore a receber o convite.

 

2. Eu e o meu noivo teremos que entregar todos os convites?

A etiqueta manda que os noivos entreguem os convites, mas é interessante deixar os pais participarem deste momento, além de ser de uma ajuda importantíssima (principalmente se vocês têm uma família gigantesca como a minha), vocês poderão dividir as tarefas e as casas a serem visitadas.

Toda ajuda é bem vinda.

 

 3. Posso enviar o convite pelo correio?

Sim, em caso de convidados que moram em cidades longe ou em outros estados.

 

4. Como defino a quantidade de convites?

Os convites são contados por família, e não por pessoa.

Por exemplo, uma família de 5 pessoas com seus tios e primos solteiros receberão 1 convite; da mesma forma, um casal de amigos recém casados, por formarem uma nova família, também receberão 1 convite.

Neste momento é importante lembrar que se deve fazer uma margem de 10% de convites adicionais para convidados de uma última hora.

No entanto, não caiam na lábia dos vendedores! Eles vão tentar empurrar uma margem maior. A maioria tenta 20%, mas pasmem, alguns até tentaram me convencer que o ideal seria 30%! Um absurdo, e totalmente desnecessária. Fiquem atentos para ter convites adicionais mas sem exagero.

O cálculo que os vendedores fazem é a quantidade total dos convidados, dividido por 2 + a margem de 20%.

Veja o calculo para 300 pessoas (quantidade de meus convidados):

300/ 2 = 150

150*1,2 (margem de 20%) = 180

No meu caso, como as famílias dos meus convidados eram em média de 4 pessoas, pela lista precisaria de 100 convites, utilizando uma margem de 10%, contratei 110 convites e ainda tenho alguns aqui em casa. Pelo cálculo do vendedor eu iria precisar de uma margem adicional real de 80%, ao invés de apenas 10%!

Fiquem atentos, ok? Se você definiu bem a sua lista, só precisará de convites adicionais para convidados de última hora, o que realmente ocorre mas não na intensidade que os vendedores tentam te convencer!

Com a economia você poderá investir em mais detalhes e ter um convite muito mais bonito.

 

5. O que deve ser informado no convite?

 

  • Nome dos noivos.
  • Nome dos pais da noiva e endereço.
  • Nome dos pais do noivo e endereço.
  • Data, hora, local da cerimônia, local da recepção.

 

O convite pode ser com os pais convidando para a cerimônia, que era a regra antigamente, ou já os próprios noivos convidando.

É usual, e não obrigatório, colocar uma mensagem romântica, pode ser um frase de uma música, um verso de um poema, ou mesmo um versículo.

 

6. É chato enviar convite individual no convite de casamento?

Pela etiqueta sim, no entanto, eu sou totalmente a favor. O convite individual acaba sendo uma importante e uma discreta ferramenta que os noivos utilizam para demonstrar quem estão convidando para a festa. Assim, acaba demonstrando que é uma cerimônia íntima e que os noivos estão convidando apenas aquelas pessoas, ou seja não é uma festa aberta para levar todos os seus conhecidos. Mesmo com este toque discreto, alguns convidados ainda se sentirão na liberdade de ter os seus próprios convidados, e vocês poderão ter algumas surpresas no dia do casório!

 

7. Quais informações adicionais deve ter no convite?

Etiqueta: não coloque vários papéis de lista de presente em seu convite de casamento. Além de ser deselegante, dá a ideia de que só poderá ir quem levar presente. Quem quiser saber irá se informar de alguma forma.

Minha opinião: concordo que vários papéis no convite fica deselegante, no entanto a informação é necessária. O meu lindo e maravilhoso marido teve uma ideia, ao invés de colocar os papéis com a lista de presente, nós colocamos apenas um com o nome de um site que ele mesmo fez.

No site havia informação da nossa história, fotinhos, data da cerimônia, endereço, entre outras coisas as listas de presentes.

Eu gostei muito, no entanto, alguns convidados que não tinham fácil acesso a internet acabaram me avisando que sentiram falta dos papéis informando as Listas de Presente.

 

8. Devo informar o traje no convite de casamento?

Em regra não, pois como é um casamento as pessoas já entendem que é um evento social.

Para casos de casamento fora do convencional como na praia, sítio, campo seria interessante informar o traje sim.

Também em caso de os noivos preferirem um casamento diferente, seja de gala ou esporte fino, é importante informar também para que os seus noivos se sintam a vontade em seu casamento com o traje ideal.

Mas realmente este assunto acaba sendo um pouco extenso e ainda pode ter muita discussão!

 

 

Então, queridas noivas, estas são as dúvidas mais comuns e um pouquinho da minha experiência nesta fase.

Uma dica? Abuse da criatividade! Uma das coisas que mais inovaram nos últimos anos foi o convite. Coloque a sua personalidade! Faça do jeito que quiser (só não esqueça de colocar as informações básicas, ok?)!

Se vocês tiverem mais alguma dúvida fique a vontade para usar a área de comentários.

Espero tê-las ajudado.

Com carinho,

Até o próximo post!

Leave A Comment