Vou casar! Quem convidar?

Olá queridas noivas desesperadas!

Agora que você está sonhando com a sua festa de casamento, com certeza em seu sonho, você está rodeada de amigos e familiares!

7463837_s

Pois é, o casamento não seria a mesma coisa sem as pessoas especiais de sua vida, com o qual você quer compartilhar este momento.

Mas  com quem compartilhar?

Os noivos terão de passar por estes momentos cruéis de indecisão sobre quem convidar, isto é fato! Esta etapa é importantíssima e não tem jeito, a lista de convidados tem que ser feita.

Afinal de contas, por mais que queremos compartilhar com o mundo este momento tão especial, somos barrados por alguns obstáculos:

  • Orçamento limitado
  • Local escolhido para o casamento acomoda apenas um número limitado de convidados
  • Os noivos desejam ter uma cerimônia mais intima.

 

Neste caso, como definir a lista de convidados do seu casamento?

 

Orçamento Limitado

 

Você pode até ter feito a pré lista para ter uma ideia da quantidade de pessoas para fazer pré orçamentos aos fornecedores (vide post Dicas para organizar seu casamento), no entanto, para fechar um orçamento os noivos devem fazer a lista oficial.

Por isso a análise de quanto o casal tem disponível para gastar na cerimônia é essencial para se definir o número de convidados e vice-versa.

Ai que entra a balancinha, e os noivos tem de avaliar se preferem um casamento luxuoso com vários detalhes e com uma lista de convidados um pouco reduzida, ou um casamento mais simples mas com uma lista de convidadas mais extensa.

 

Limitado pelos Desejos

A escolha do local pode afetar bastante o número de convidados, um casamento no campo pode comportar facilmente mais de 300 pessoas, caso você sonhe em um casamento em um hotel que comporte no máximo 150 pessoas, a sua lista ficará limitado. Portanto terá que ser mais criterioso na escolha.

 

Cerimônia Íntima

Tem casais que preferem uma festa com todas as pessoas com quem tem contato, o importante para esse casal é ter a presença de todos, amigos de escola, colegas de trabalho, da comunidade, da igreja, enfim, quanto mais melhor!

Porém, há quem prefira cerimônias com poucas pessoas podendo dar uma atenção maior a todas elas, priorizando pessoas mais próximas, amigos que estão sempre juntos e possuem um alto grau de intimidade.

No final das contas não existe o certo ou errado, o importante é que os noivos sentem e decidam juntos quais serão os escolhidos para este momento!

 

 Problemas que podem ocorrer

 

Independente do seu tipo de lista de convidados, você pode evitar alguns problemas, tais como:

  • Chamar ex-namorados(as): Existem ex que são uns amores, mas a presença de alguns pode causar um desconforto para o seu companheiro ou mesmo para seus convidados.

 

  • Colegas de trabalho/igreja: Não deixem o convite no mural!

Convide com base na lista e as pessoas mais próximas, colocar o convite no mural da brecha para alguns colegas distantes aparecerem em seu casamento e acabar com seu planejamento da lista de casamento. Alguns buffets não são preparados quando ultrapassa a lista contratada, e pode afetar o serviço, em alguns casos os noivos podem até ser multados.

Priorize as pessoas que considera mais e aqueles que você trabalha diretamente.

 

  • Família que mora distante:  Você tem aquela tia fofa que mora longe?

Por mais que tem parentes que morem longe que você ama de paixão, por muitas vezes fica inviável sua vinda. Neste caso, convide mesmo assim, mas peça para confirmarem a presença e deixe claro que não ficará chateada caso eles não possam participar. Se tiver muitas pessoas nesta situação, um serviço de RSVP pode ser muito útil.

 

  • Convidados dos convidados: Acredite, isso acontece! Há muitos convidados que se sentem na liberdade de convidar outras pessoas para o seu casamento. Procure identificar esses convidados, e procure explicar que você tem uma lista possível de convidados e está tudo sendo planejado em cima dela. Os convitinhos individuais ajudam bastante a evitar esses constrangimentos.

No final das contas o casal deve ter a liberdade para convidar as pessoas que desejarem, entretanto devem conversar e deixar claro se em algum caso poderá ficar desconfortável (caso de chamar ex namorados e etc).

 

Lista de convidados principal e secundária

 

Faça mais de uma lista de casamento, a principal, com pessoas que você faz questão de convidar e não gostaria que faltassem no seu casamento e uma segunda lista com todas as pessoas que você gostaria de convidar, mas por algum motivo ainda não conseguiu incluí-las.

 

A verdade é que muitos convidados terão imprevistos e não poderão participar do casamento, com isso você pode incluir pessoas da sua lista secundária. Talvez você consiga alguma negociação no buffet e possa incluir essas pessoas.

 

Segue mais algumas dicas:
  • A maioria dos buffets cobram valor menor para crianças. Em alguns casos não pagam até 7 anos  e na faixa etária entre 7 e 12 anos paga o valor pela metade (depende da política do buffet)
  • Todos os convidados para a igreja deve ser convidado para a festa, não faça exclusões
  • Seus amigos solteiros levarão acompanhantes, então não esqueçam de contá-los.
  • Para o casal que tem os pais participativos, permita que eles façam uma lista pequena de convidados e coloque-a na sua lista secundária.

Espero que essa dica possa ajudá-los a montar a lista de convidados,

 

Caso tenha mais alguma dúvida utilize os comentários,

 

Com carinho, até o próximo!

2017-03-29T23:57:45-03:00By |Categories: Dicas, Planejamento|Tags: , , |2 Comments

2 Comments

  1. […] E ai, já definiram a lista de casamento? […]

  2. […] a sua escolha deve ser discutida por ambos os noivos, que antes de definirem, deverão fazer uma lista de convidados juntos, pensando muito bem em quem convidar para não criar situações embaraçosas (como chamar o […]

Leave A Comment