Olá queridas noivas desesperadas,
O noivo pediu em casamento, mas agora ta batendo um frio na espinha e ele está aparecendo com umas desculpinhas meio estranhas?
Já usou a famosa frase: ” Não temos dinheiro para casar agora”?
Não caia nessa!
Essa é uma dica especial para as noivas que sofrem com os noivos que tentam arranjar desculpas para adiar o casamento!
Acredite, não vai ser por causa de falta de dinheiro para papelada!
Embora os Cartórios não divulguem, o casamento civil pode ser gratuito se os noivos declararem que não tem como pagar as taxas.
Assim, não vai ter como ele escapar! 😉
Com essa dica, você que teria dificuldades para realizar os pagamentos sem prejudicar o seu sustento e, ou, de sua família, poderá realizar o seu casamento civil de forma gratuita.
Essa proteção esta exposta no § único do artigo 1512 do Código Civil, que dispõem que:
“Art. 1.512. O casamento é civil e gratuita a sua celebração.
Parágrafo único. A habilitação para o casamento, o registro e a primeira certidão serão isentos de selos, emolumentos e custas, para as pessoas cuja pobreza for declarada, sob as penas da lei.”
Isso significa que as custas de Habilitação para casamento, o registro e a própria Certidão de Casamento podem sair gratuitamente, o que em São Paulo pode gerar uma economia de mais de R$ 300,00.
Para fazer uso deste direito basta declarar no Cartório de sua cidade que não tem como pagar as taxas sem prejudicar o seu sustento e o sustento de sua família.
É a Declaração de Pobreza.
Antigamente o Cartório disponibilizava um formulário para quem quisesse ter este benefício. Este formulário não é mais obrigatório, justamente para facilitar a utilização desse benefício por parte dos noivos, mas alguns Cartórios têm a declaração de pobreza disponível já impressa no local, bastando os noivos preencherem com seus dados.
Caso o cartório da sua cidade não tenha disponível, segue um modelinho para ajudá-los:
DECLARAÇÃO DE POBREZA
Eu, (nome completo), (estado civil), (profissão), portador da Cédula de Identidade – RG n. _________________________ , expedida pela ____, inscrito no CPF/MF sob o n. __________, DECLARO, para todos os fins de direito e sob pena de ser responsabilizado(a) criminalmente por falsa declaração, que sou pobre na acepção jurídica do termo, não tendo condições econômicas para arcar com as despesas de Habilitação, Registro e a Certidão de Casamento, sem prejuízo do meu sustento de minha família, nos termos do § único do art. 1512 do Código Civil, e da Lei n. 7.115/83.
(Local e Data)
__________________________________
(assinatura)
E ai depois dessa não tem mais como o noivo usar essa desculpa, né?
Espero que a dica ajudem vocês!
Deixem seus comentários!
Com carinho,
Até o próximo post!
Fonte da Foto: Sxc.hu
Deixe o seu comentário