Olá queridos noivos,

Com certeza um dos momentos mais importantes (e emocionantes) da cerimônia de casamento é quando os noivos fazem as juras de amor, de compromisso e colocam a tão esperada aliança um no dedo do outro!
Dá uma sensação tão gostosa, de realização mesmo. Aquela pessoa linda e maravilhosa na sua frente te prometendo ser fiel independente das circunstâncias.
Mas há uma tendência nos casamentos atuais que podem deixar este momento ainda mais emocionante: a personalização dos votos!
Há quem prefira ter só o tradicional, outros só os votos personalizados, mas o normal (principalmente se é uma cerimônia religiosa) é que quando há votos personalizados, há também os votos tradicionais.
Qual será que vai agradar mais à você e ao seu noivo(a)?

Voto tradicional de casamento

Sabia que o voto tradicional que falamos no casamento na verdade foi dito por uma nora à sua sogra?
É uma passagem bíblica que está em Rute 1:16-17, onde Rute jura fidelidade à sua sogra Noemi, após ambas terem perdido praticamente tudo, Rute reafirma sua fidelidade à sua sogra e a segue na caminhada

Rute 1:16 e 17

“Rute, porém, respondeu: “Não insistas comigo que te deixe e não mais a acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus!
Onde morreres morrerei, e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue com todo o rigor, se outra coisa que não a morte me separar de ti! “

No meu casamento foi feito o seguinte Voto tradicional (honestamente, ainda bem que o celebrante foi repetindo para mim, pois estava tremendo tanto que acho que não conseguiria lembrar sozinha, rs! 😉 ) :

(Nome do noivo(a)), você é meu marido (esposa). Com esta aliança, diante de Deus e destas testemunhas, eu lhe prometo ser fiel na alegria ou na tristeza, na saúde ou na doença, na prosperidade ou na pobreza, amando – o(a) e respeitando-o(a) todos os dias da minha vida, com a ajuda de Deus.

Um texto lindo, não?
No meu casamento, não tinha como faltar esta parte!

Votos personalizados

Uma prática muito comum internacionalmente e que está chegando no Brasil é a personalização dos votos, com isso os noivos escrevem o seu próprio voto adaptando à sua vida à dois.
Por ser algo personalizado, pode adquirir diversas formas.
Em alguns casamentos são juras de amor e fidelidade, em outros uma simples carta dizendo a seu amor a sorte que tem por aquele momento.
Pode ser também sério, ou com alguns pontos engraçados; como por exemplo, se o seu noivo é palmeirense, que tal prometer que pode até torcer para outros times, mas nunca para o rival Corinthians?
Independente da forma que escolher, o importante é que o voto tenha a “cara dos noivos”.
Lembrando que os noivos podem ter estes votos juntos com os tradicionais e/ou ter só os personalizados, vai da escolha do casal.

Algumas dicas para votos personalizados:

1- Confira com o celebrante se tudo bem de ter os votos personalizados (a prática ainda não é tão comum no Brasil e pode causar desconforto para alguns celebrantes);

2- Confira se o seu noivo está à vontade em fazer os votos também;

3- Lembre de momentos marcantes de quando se conheceram;

4- Procure deixar o texto curto (acredite, mesmo poucas palavras já é difícil de falar!);

5- Tenha anotações (não confie só na memória, principalmente em um dia com tantas expectativas);

6- Inclua juras e promessas de acordo com aquilo que vocês irão compartilhar juntos;

7- Não esqueça de treinar ler em frente ao espelho;

8-E, principalmente, quando ler na cerimônia, esqueça todos em volta e olha só para ele (ela), compartilhem este momento e curta essa sensação tão gostosa de estar se prometendo ao seu amado!

 

Então queridos noivos, espero tê-los ajudado mais um pouco.

Com carinho,

Até o próximo post!